Magnésio
O magnésio é um elemento químico de símbolo Mg de número atômico 12 (12 prótons e 12 elétrons) com massa atómica 24 u. É um metal alcalino-terroso, pertencente ao grupo (ou família) 2.
Os compostos de magnésio, principalmente seu óxido, é usado como material refratário em fornos para a produção de ferro e aço também na agricultura, indústrias químicas e de construção.
O magnésio é o sexto elemento mais abundante na crosta terrestre. Não é encontrado livre na natureza, porém entra na composição de mais de 60 minerais, sendo os mais importantes, dolomita, calcita, apatita, biotita, Mg na agricultura, é um importante macronutriente secundário, A forma disponível é Mg++ adsorvida aos colóides do solo. Pela troca de cátions, o íon Mg++ passa para a solução do solo. sua absorção pode ser reduzida por outros cátions, como o K+, NH4+, Ca++, Mn++, e o H+ (pH baixo).
Função fisiológica:
É um constituinte da molécula de clorofila, necessário a várias reações enzimáticas. Por ser constituinte da clorofila e sua deficiência aparece com um amarelecimento entre as nervuras das folhas mais velhas.
Fertilizantes com Magnésio:
Os calcários magnesianos são a principal fonte de magnésio para as plantas. Outras formas de acréscimo de magnésio no solos são os fertilizantes:
– Sulfato de magnésio (16% MgO) – aplicação foliar;
– K-Mag (18% MgO);
– Termofosfatos (19% MgO);
– Hidróxido de magnésio (69,1% MgO);
– Fosmag (multifosfato magnesiano – 05% MgO);
– Magnesita (óxido de magnésio – 90-100% MgO);
– Silicato de magnésio (40,2% MgOA).
Deficiência de magnésio nas plantas
O potássio tem bastante mobilidade, na planta o que leva ao aparecimento inicial das deficiências nas folhas mais velhas. Ocorre clorose entre nervuras nas folhas velhas, que se unem e evoluem para coloração mais escura até o marrom, enquanto as nervuras permanecem verdes.
Ecila Maria Nunes Giracca José Luis da Silva Nunes
Eng. Agrª, Drª em Ciência do Solo Eng. Agrº, Dr. em Fitotecnia