Fertilizantes e Corretivos

Introdução

Os fertilizantes e corretivos agrícolas são os insumos mais importantes, em termos percentuais, para aumentar a produtividade das culturas. FertilizantesFertilizantes são definidos na legislação brasileira como “substâncias minerais ou orgânicas, naturais ou sintéticas, fornecedoras de um ou mais nutrientes das plantas”. Os elementos químicos presentes nos fertilizantes, conforme a quantidade ou proporção são divididos em…
Continuar lendo

Tipos de fertilizantes

Fertilizantes minerais são os constituídos de compostos inorgânicos (compostos desprovidos de carbono). Fertilizantes orgânicos são os fertilizantes constituídos de compostos orgânicos de origem natural, vegetal ou animal. Fertilizantes organo-minerais são os fertilizantes resultantes da mistura de fertilizantes orgânicos e minerais. 1. Fertilizantes mineraisEm geral, os fertilizantes minerias são sais inorgânicos de diferentes solubilidades. A eficiência…
Continuar lendo

Tipos de corretivos

Corretivos da acidez dos solos são produtos capazes de neutralizar (diminuir ou eliminar) a acidez dos solos e ainda carrear nutrientes vegetais ao solo, principalmente cálcio e  magnésio. A acidez de um solo é devida à presença de H+ livres, gerados por componentes ácidos presentes no solo (ácidos orgânicos, fertilizantes nitrogenados, etc.). A neutralização da acidez…
Continuar lendo

Nutrientes

Um vegetal não se desenvolve normalmente se não obtiver os nutrientes que são necessários para o seu crescimento. Os elementos minerais essenciais são: nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, boro, cloro, ferro, manganésio, zinco, cobre, molibidênio e níquel. Os elementos não minerais essenciais, (elementos captados como gás ou água) são: hidrogênio, oxigênio e carbono. Os…
Continuar lendo

Nitrogênio

O nitrogênio é um elemento químico com símbolo N, número atómico 7 e número de massa 14 (7 prótons e 7 nêutrons) (Figura 1). É encontrado na natureza na forma gasosa forma molecular biatômica (N2), formando cerca de 78% do ar atmosférico. Na forma iônica (NH4+, NO2– e NO3–) e ainda, em diversas estruturas orgânicas como aminoácidos…
Continuar lendo

Fósforo

O fósforo (Phosphorus – portador de luz) é um elemento químico de símbolo P, número atômico 15 (15 prótons e 15 elétrons) e massa atómica igual a 31. É um não-metal multivalente pertencente à série química do nitrogênio. Aplicações: Tanto o fósforo elementar como suas combinações apresentam amplo espectro de aplicações. Por ser essencial aos…
Continuar lendo

Cálcio

O cálcio é um elemento químico, símbolo Ca, de número atômico 20 (20 prótons e 20 elétrons) e massa atómica 40 u. É um metal da família dos alcalino-terrosos, pertencente ao grupo 2 da classificação periódica dos elementos químicos . Fontes: É o quinto elemento em abundância na crosta terrestre Não é encontrado em estado…
Continuar lendo

Potássio

O potássio é um elemento químico de símbolo K (do latim Kalium, nome original da sua base KOH), número atômico 19 (19 prótons e 19 elétrons), metal alcalino, de massa atómica 39 u, , abundante na natureza, encontrado principalmente nas águas salgadas e outros minerais. Oxida-se rapidamente com o oxigênio do ar, é muito reativo…
Continuar lendo

Magnésio

O magnésio é um elemento químico de símbolo Mg de número atômico 12 (12 prótons e 12 elétrons) com massa atómica 24 u. É um metal alcalino-terroso, pertencente ao grupo (ou família) 2. Os compostos de magnésio, principalmente seu óxido, é usado como material refratário em fornos para a produção de ferro e aço também…
Continuar lendo

Enxofre

O enxofre (do latim Sulphur) é um elemento químico de símbolo S , número atômico 16 (16 prótons e 16 elétrons) e de massa atómica 32 u. À temperatura ambiente, o enxofre encontra-se no estado sólido. Aplicações: O enxofre é um elemento químico essencial para todos os organismos vivos, sendo constituinte importante de muitos aminoácidos.…
Continuar lendo

Micronutrientes

Os Micronutrientes são utilizados pelas plantas em pequenas quantidades. Sua falta, no entanto, pode acarretar grandes perdas na produtividade. O zinco (Zn), cobre (Cu), ferro (Fe), manganês (Mn), molibdênio (Mo), boro (B) e cloro (Cl) são os elementos considerados micronutrientes essenciais. Outros elementos, como o sódio (Na), cobalto (Co), silício (Si) e níquel (Ni), são…
Continuar lendo

Manejo

Manejo de Fertilizantes e Corretivos Agrícolas Mesmo sendo um dos poucos países com fronteira agrícola a ser ampliada, a agricultura brasileira passa por um período em que os esforços para a verticalização da produção estão sendo redobrados. Desta forma profissionais e produtores agrícolas trabalham objetivando ganhos em produtividade visando tornar o agronegócio mais rentável. Neste contexto, as…
Continuar lendo

Armazenagem

Muitas vezes os fertilizantes ficam armazenados por um período até serem utilizados, as condições de armazenagem influem na qualidade do produto, podendo alterar propriedades químicas, físicas ou físico-químicas. Segundo Legislação Brasileira Decreto 2004 Art. 47, o armazenamento de fertilizantes, corretivos, inoculantes ou biofertilizantes obedecerá às normas nacionais vigentes, devendo ser observadas as instruções fornecidas pelo…
Continuar lendo

Legislação

Legislação Federal (Clique na legislação para visualizá-la na integra) LEIS • Lei 6.894 (de 16 de dezembro de 1980 – D.O.U. de 17/12/80) Dispõe sobre a inspeção e fiscalização da produção e do comércio de fertilizantes, corretivos, inoculantes, estimulantes ou biofertilizantes, destinados à agricultura e dá outras providências. • Lei 6.934 (de 13 de julho de 1981 – D.O.U. de…
Continuar lendo